Relatório da UE acessível
AccessibleEU é uma iniciativa europeia dedicada a promover a acessibilidade, com
o objetivo de assegurar a igualdade de oportunidades e a inclusão para todos. Ao longo do
Este ano, empreendeu com êxito ações-chave, tais como,
realização de eventos e oficinas de conscientização, estabelecendo uma comunidade
de prática e definição de um conjunto de indicadores para monitorar a acessibilidade em todos os membros
Estados entre outros.

O AccessibleEU – o Centro da UE para a Acessibilidade – é um compromisso da
Instituições europeias para promover a acessibilidade universal dos produtos e serviços
com o objetivo de assegurar a igualdade de oportunidades e a inclusão para todos, em conformidade com o
Diretiva da UE (UE) 2016/2102.
A iniciativa registou progressos significativos na aproximação dos decisores políticos,
especialistas e pessoas com deficiência, bem como na prestação de orientação para o
implementação de normas de acessibilidade por meio de treinamento, conscientização e
publicações técnicas. Mais notavelmente, foi criada uma marca que fornece um
Ponto de chegada e espaço para uma comunidade de prática, que está crescendo constantemente.
As deliberações sobre a política da UE foram associadas à legislação nacional e
prática de implementação através da definição de um conjunto de indicadores para monitorar a acessibilidade em
todos os Estados-Membros e prestar apoio à normalização e às
Especificações.
1. Tarefa 1. Gestão
A Tarefa 1 foi organizada em quatro fases: Iniciação, Planeamento, Execução e
conclusão, e também uma fase de suporte horizontal durante todo o ciclo de vida do projeto para
monitoramento e controle. Atualmente, ambas as fases, de Iniciação e de Planejamento, são
concluída, enquanto a fase de Execução está sendo finalizada e a fase de Encerramento
está em andamento.
A fase de iniciação foi empreendida pela CE, como âmbito do programa,
foram identificadas necessidades, oportunidades e objetivos e condicionalismos do programa
no caderno de encargos. A fase de planeamento começou com o pontapé inicial
reunião e com a primeira versão do documento de planeamento com o Relatório Inicial,
incluindo a validação do cronograma, escopo e metodologia propostos.
A fase de Execução incluiu as seguintes tarefas: FONCE Empreendeu
atividades em consonância com os resultados exigidos no concurso, e fomentou o
relacionamento com especialistas e stakeholders, de acordo com a qualidade
expectativas e cronograma acordados. A implementação do controlo de qualidade
As medidas para todas as entregas são constantemente monitoradas quanto ao desempenho.
Por fim, a fase de encerramento será finalizada com a aprovação do relatório final pela
Comissão Europeia.
Neste primeiro ano, foram assinados 41 contratos, incluindo contratos com
Governo romeno, San Marino e Nações Unidas Turismo Mundial
Organização (OMT) e Fundação ESSL. Em relação ao monitoramento e
Controlo do projeto Foram realizadas 101 reuniões, entre elas
reuniões com a CE, reuniões semanais do Consórcio, reuniões com os Consórcios Nacionais
Especialistas e reuniões com o Conselho Consultivo do projeto.
A metodologia de acompanhamento dos projetos é a PM2, uma Comissão Europeia
metodologia para gestão de projetos. Foram realizadas três sessões de formação
realizado ao longo do ano com membros do Consórcio e Nacional
Peritos para chamar a atenção para a importância de identificar e monitorizar riscos, questões,
lições aprendidas e decisões tomadas.
2. Tarefa 2. Comunicação
Esta tarefa consistiu na conceção do plano de comunicação para o primeiro ano do
, concebendo as ações de comunicação em formatos acessíveis a realizar
para a promoção dos produtos do projeto.
Neste sentido, foi criado um website (www.accessibleeucentre.eu) para
mostrar o projeto, carregar notícias, incluir agendas de eventos para os visitantes assinarem
up, e um repositório de informações com referências de bibliotecas e práticas recomendadas
de todos os Estados-Membros. Além do site,
As comunicações foram realizadas através das redes sociais oficiais
canais do projeto @EU_Social, incluindo quatro publicações no Twitter por mês e duas publicações no Facebook por mês.
Até à data, foram enviados quatro boletins informativos utilizando a ferramenta da CE para o boletim informativo
criação. Nestes, foram partilhadas informações sobre notícias, eventos,
materiais de acessibilidade, entre outras coisas.
3. Tarefa 3. Biblioteca em linha sobre conhecimentos de acessibilidade
O principal objetivo desta tarefa era criar uma biblioteca de conteúdos e boas práticas
casos de soluções de acessibilidade. Neste sentido, solicitou-se a cada Estado-Membro que
submeter 5 boas práticas e 3 referências de bibliotecas. Os documentos eram:
revisado por especialistas para garantir conteúdo de alta qualidade, publicação no site
os considerados mais relevantes.
No total, este ano, recolhemos 195 boas práticas e 173 bibliotecas
referências, ultrapassando o mínimo acordado com o
Comissão, com 135 boas práticas e 60 referências bibliográficas. No período de
Neste momento, são 153 boas práticas e 134 referências de bibliotecas carregadas para
o site de referência, superando os objetivos estabelecidos para este ano.
Referências e exemplos práticos são marcados e podem ser filtrados por palavra-chave,
assunto, país, idioma, tipo de publicação e ano.
4. Tarefa 4. Sensibilização
O objetivo desta tarefa era sensibilizar para as questões de acessibilidade em
Europa. A este respeito, foi elaborado um relatório com base nos resultados de um
precisa de um questionário enviado às principais partes interessadas para avaliar o estado de
acessibilidade nos países membros. Como resultado deste inquérito, foi
determinou que a maioria (84 %) dos 138 inquiridos está familiarizada com a
legislação em matéria de acessibilidade, embora ainda existam alguns domínios que necessitam
melhoria, tais como a promoção da existência de regulamentação da UE no domínio dos transportes.
Como outra atividade de sensibilização, a proposta incluía a organização de
pelo menos uma sessão de sensibilização por país, consoante o grupo,
e uma sessão a nível europeu. Neste sentido, 34 eventos de sensibilização
foram celebrados, 2 a nível europeu e 32 a nível nacional. O total do
recolhidos dos relatórios finais dos eventos já recebidos, mostram que mais de 5.600
pessoas estavam presentes.
5. Tarefa 5. Facilitação de uma comunidade de prática
A comunidade de prática visa envolver profissionais em diferentes áreas
responsável pela execução das medidas de acessibilidade. Neste sentido, o
comunidade de prática foi estabelecida através de um grupo do LinkedIn. O
meta para o primeiro ano era alcançar 500 membros nesta comunidade e este
ano, mais de 1.575 membros foram alcançados. Desde a sua criação, 89 postos
foram publicados, estimando-se que tenha atingido um total de 125.572 Modos de exibição. Para incorporar novos membros na comunidade de prática, um
foram realizados esforços de divulgação em eventos, no sítio Web, e
através de outros canais de comunicação.
Além disso, a fim de ampliar a comunidade, uma série de sessões de networking
foram planeados, tanto físicos como online. Este ano, um total de 25 eventos
realizaram-se, duas delas a nível europeu. Os dados recolhidos a partir do
Os relatórios finais dos eventos já recebidos mostram que mais de 4.800 pessoas estiveram no local
assiduidade.
6. Tarefa 6. Orientações e materiais de apoio
Apoiar a implementação da acessibilidade em espaços, produtos e
serviços, facilitando o acesso e o conhecimento da legislação e das normas
Propôs-se a elaboração de um guia por ano. O tema do guia deste ano foi
«Conhecer a legislação europeia em matéria de acessibilidade e a sua
aplicação para os países da UE".
Relativamente aos contributos da equipa de peritos, de forma a alargar a
conhecimento das partes interessadas em questões relacionadas com a acessibilidade, 5 documentos têm
foram preparados na área de especialização de cada especialista da equipa principal: Construído
ambiente, transportes, tecnologias da informação e da comunicação, UE
políticas de acessibilidade e normalização.
7. Tarefa 7. Eventos de aprendizagem de bancada, workshop, formação e
aprendizagem mútua
Seguindo a linha dos eventos mencionados, nesta tarefa são propostos workshops
em cada país, para a realização de ações de formação. No total, foram realizadas 31 oficinas
três deles a nível europeu. No total, mais de 4.400 pessoas
Participou nos eventos dos quais o relatório final foi recebido.
Um dos workshops envolveu um curso de 25 horas sobre "Designing accessible
tecnologias", que esteve aberto de novembro a dezembro. O curso tem
contou com a participação de 521 pessoas.
8. Tarefa 8. Suporte ao monitoramento, conformidade e vigilância de
acessibilidade
O principal objetivo desta tarefa é monitorar a ação e o progresso dos membros
os Estados devem aplicar legislação e normas em matéria de acessibilidade.
Foi elaborado um documento que estabelece uma metodologia geral para a utilização de uma
conjunto de indicadores. Estes indicadores baseiam-se atualmente na acessibilidade da UE
legislação e normas, centrando-se principalmente nos aspetos qualitativos devidos a:
variações na sensibilização, no conhecimento e na aplicação em toda a UE. O
os indicadores também são categorizados em seis áreas: Acessibilidade geral, Construído
Ambiente, Transportes, TIC, Políticas Públicas e Disponibilidade de Dados.
Solicitou-se aos peritos nacionais que fornecessem informações sobre os indicadores. O
A recolha desta informação é apenas um passo. A inclusão progressiva de
Os indicadores continuarão a ser planeados ano após ano, coincidindo com a
aumentar a implementação de iniciativas relacionadas com a acessibilidade entre os países de
a União Europeia.
9. Tarefa 9. Estudos
O objetivo desta tarefa era desenvolver um estudo por ano. Para este ano, o
O tema escolhido é "Como a multimodalidade no atendimento ao cliente potencializa
acessibilidade". O processo seguido consistiu na realização de um estudo documental,
seguido de um inquérito, entrevistas e workshop sobre Multimodalidade. Após
integrando e analisando todas as informações e dados recolhidos, o estudo final
foi entregue.
Tarefa 10. Apoiar a normalização e a técnica europeias
especificações das CEA
Ao longo deste ano, a AccessibleEU apoiou a
atividades de normalização relativas à aplicação da Diretiva (UE)
2019/882 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de abril de 2019, sobre a
requisitos de acessibilidade para produtos e serviços (European Accessibility
Act, EAA) e Diretiva (UE) 2016/2102 do Parlamento Europeu e do
A SGM Consultores participou na 1º formação da AccessibleEU sobre a acessibilidade dos sítios Web e dos dispositivos móveis

aplicações de organismos do setor público (Diretiva Acessibilidade da Web, WAD) a fim de
alcançar o objetivo de apoiar organizações de pessoas com deficiência.
Para atingir este objectivo, foi elaborado um documento sobre normas de acessibilidade a nível europeu
foi publicada e várias atividades foram realizadas, incluindo
participação nos projectos de normalização a nível europeu e participação
sobre formação e eventos de sensibilização.
Além disso, a AccessibleEU está envolvida em 3 grupos de trabalho a nível europeu. Ano
acordo foi alcançado entre a Fundación ONCE e a UNE para fazer
Disponibilizamos as 3 normas de acessibilidade. Além disso, como mencionado na tarefa 6,
Foi criado um guia específico sobre temas de normalização.
Por último, a fim de avaliar a participação do OPD na normalização no que diz respeito
acessibilidade, e para avaliar a acessibilidade do sistema de normalização, a partir de
2023-11-14 a 2023-12-01 um inquérito aos Organismos Nacionais de Normalização de
os países da UE foram realizados. Os resultados estão sendo analisados.

Ana Martins em representação da Plataforma colaborativa P&DPParticipou na iniciativa AccessibleEU emblemáticas propostas para a Estratégia da Comissão Europeia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030. É um centro de recursos sobre acessibilidade, que trabalha nas áreas do ambiente construído, transportes, tecnologias de informação, comunicação e políticas, a fim de garantir a participação das pessoas com deficiência em todas as áreas da vida, em igualdade de condições com os outros