Marketing destinos Turísticos P&DPTours

14-06-2025
Promover e administrar um destino turístico requer, por parte dos interessados
um conhecimento exaustivo do terreno onde vão desenvolver trabalhos e atividades. Uma cidade ou localidade com muitas agências e escritórios turísticos oferece uma imagem da cidade apoiada em esquemas que não levam em conta fatores tão necessários como hábitos de compras dos consumidores e o posicionamento ou a segmentação dos mercados aos quais se dirige.

Estas mesmas agências subsidiárias observam, com frequência, de uma perspetiva um tanto limitada as suas tarefas e operações.

No entanto com medo de romper o seu vinculo comercial originado em anos de saturação, apoiada apenas em meras transações de "êxito" segura dada a escassez de oferta.

Desde a pandemia a evolução dos gostos dos consumidores, o surgimento de fatores determinantes no processo de compra, as melhorias e adaptação do ambiente construído e dos transportes dispara a demanda, e isso obriga os empresários a serem mais competitivos e conscientes.

A Grande Importância do Turismo

Os benefícios diretos e indiretos que fazem do turismo de fronteira uma atividade extremamente  atrativa

O emprego: a priori, o mais claro e também mais importante. A industria de hotéis, restaurantes , companhias de transporte de viajantes, guias de turismo recebem diretamente o efeito do turismo refletido num incremento dos postos de trabalho.

Empregos indiretos: menos percetíveis. mas também muito importantes, são os empregos gerados indiretamente, como profissões relacionadas á educação do turismo. Neste campo estamos a evoluir, pois começa a despoletar o interesse dos cursos selecionados nos politécnicos e universidades de fronteira.

Além disso a P&DP Tours apoia os agentes locais, polos de ensino, empresas e entidades locais através de consultadoria estratégica.

Efeitos multiplicadores do turismo: O consumo de produtos turísticos locais, é um fator regenerativo das economias locais, através de um maior consumo e divulgação  dos produtos das empesas locais.

Impostos locais e nacionais: A atividade turística gera uma série de taxas e impostos que revertem diretamente na economia local, regional ou estatal. 

Direitos de estadia, taxas d alfândega sobre produtos importados, etc, 

A P&DP Tours - Detalhes Predilectos Guias Turísticos Lda; considera positiva a existência destas taxas sempre e quando as mesmas se transformem em investimento na melhoria não apenas da promoção do destino turístico mas também da população.

Fomento das exportações de produtos nativos dos lugares de destino: um dos maiores atrativos dos lugares de destino são os seus produtos típicos, que representam 15%  dos gastos que os turistas podem realizar nas localidades de fronteira.

Investimento no destino Turístico 

 Para o viajante, turista, excursionista ou cliente, a aquisição de um serviço turístico representa uma troca de dinheiro por beneficio, emoção, animação e comodidade além da oferta cultural paisagística, etc. Esta oferta está sujeita a diversos fatores, nem sempre controláveis pelo empresário turístico. A qualidade do serviço tem uma série de condicionantes que o diferenciam de outros produtos:  heterogeneidade, a inseparabilidade, o caracter perecível e a natureza intangível. de certa forma, o consumidor está consciente da existência de um risco ao contratar um serviço. Por isso os destinos devem esforçar-se cada vez mais para suprir esses fatores de risco com diferentes alternativas e estratégias, ou seja.

É imperativo o investimento na promoção e na manutenção do destino turístico!

Consideramos que  as agências de turismo regionais e estatais devem promover de agências de viagens locais, hotéis, restaurantes, operadores turísticos e agentes da animação turística e cultural dos locais turísticos de fronteira ao programarem eventos, festas, festivais e acontecimentos de interesse local.


"O PRODUTO É A MENSAGEM"

A criação da Imagem

Nos tempos atuais ninguém discute o poder de imagem e influência  das redes sociais para comunicar e vender todo o tipo de produtos. No caso de produtos e destinos, essa capacidade vê-se mais potencializada. A utilização de campanhas publicitárias apoiadas em imagens e belas paragens tem um forte poder de cativar os visitantes. Do mesmo modo, a televisão os influenciadores são capazes de influenciar quais são os melhores complexos turísticos e a melhor estratégia de marketing.

Destinos como Cáceres ou Salamanca potenciam a imagem da série filmadas nas suas localidades para promoverem a sua região. Assim, o cinema e a utilização de cenários naturais são um veiculo fabuloso para mostrar massivamente os benefícios da nossa oferta.

"O PRODUTO É A MENSAGEM" 

O que significa o que quer dizer?

A consequência direta desta afirmação indica-nos que a vantagem competitiva de qualquer ação empresarial está unicamente no produto. O resto são ações destinadas a complementar ou administrar com maior ou menor eficácia as excelências desse produto e os seus processos de fabricação, comercialização ou distribuição.   


Se o nosso produto não responder ás expetativas geradas, não poderemos ter um êxito comercial pleno, Em relação aos produtos turísticos, isso tem uma clara correspondência. Muitos turistas viajam aos lugares tendo sido influenciados pelas belas paisagens contempladas em folhetos, revistas e demais imagens.


 (P&DP TOURS) Plataforma e desenvolvimento de produtos Turísticos 
Praça Marechal Carmona nº12 6005- 210 Louriçal do Campo
Contactos: +351 927802956 / 934883733   
detalhespredilectos@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora