ASSISTENTE PESSOAL EM TURISMO
Sílvio Gil Martins está a desenvolver o projeto "Inovação, inclusão, acessibilidade e sustentabilidade aplicadas ao acolhimento de turistas com deficiência" na regiões de fronteira entre Espanha e Portugal.
This project had the collaboration of the company "SGM Consultores" and trainees of the "IEFP" who for two months carried out surveys and market studies in the border regions between Portugal and Spain.Hotels contacted - 302 - of these only 8% are fully accessible;
Tourism animation companies contacted - 41- of these only 7% carry out accessible activities;

Este projeto contou com a colaboração da empresa "SGM Consultores" e estagiários do "IEFP " que durante dois meses realizaram inquéritos e estudos de mercado nas regiões de fronteira entre Portugal e Espanha.
Hotéis contactados - 302 - destes apenas 8% são totalmente acessíveis;
Empresas de animação turística contactadas - 41- destas apenas 7% realiza atividades acessíveis;
Restaurantes contactados- 150- destes apenas 13% é totalmente ou plenamente acessível;
A empresa "Detalhes Predilectos Guias Turísticos LDA" parceira da "PREDIF" e "Acessible Portugal" Instituto Ibero americano de Turismo Inclusivo" vai replicar este projeto para as suas rotas e seus parceiros
Hotels contacted - 302 - of these only 8% are fully accessible;
Tourism animation companies contacted - 41- of these only 7% carry out accessible activities;

Asistente Personal en Turismo
"Sílvio Gil Martins" está desarrollando el proyecto "Innovación, inclusión, accesibilidad y sostenibilidad aplicadas a la recepción de turistas con discapacidad" en las regiones fronterizas entre España y Portugal
Este proyecto contó con la colaboración de la empresa "SGM Consultores" y becarios del "IEFP" que durante dos meses realizaron encuestas y estudios de mercado en las regiones fronterizas entre Portugal y España.
Hoteles contactados - 302 - de estos sólo el 8% son totalmente accesibles;
Empresas de animación turística contactadas - 41- de ellas sólo el 7% realiza actividades accesibles;
Restaurantes contactados, 150, de estos solo el 13% es total o totalmente accesible;
La empresa "Details Predilectos LDA Tourist Guides" socia de "PREDIF" y "Acessible Portugal" Instituto Iberoamericano de Turismo Inclusivo" replicará este proyecto para sus rutas y sus socios.
Personal Assistant in Tourism
"Sílvio Gil Martins" is developing the project "Innovation, inclusion, accessibility and sustainability applied to the reception of tourists with disabilities" in the border regions between Spain and Portugal
This project had the collaboration of the company "SGM Consultores" and trainees of the "IEFP" who for two months carried out surveys and market studies in the border regions between Portugal and Spain.
This project had the collaboration of the company "SGM Consultores" and trainees of the "IEFP" who for two months carried out surveys and market studies in the border regions between Portugal and Spain.Hotels contacted - 302 - of these only 8% are fully accessible;
Tourism animation companies contacted - 41- of these only 7% carry out accessible activities;
Restaurants contacted- 150- of these only 13% is fully or fully accessible;
The company "Detalhes Predilectos Guias Turísticos LDA" partner of "PREDIF" and "Acessible Portugal" Instituto Ibero americano de Turismo Inclusiva" will replicate this project for its routes and its partners.

Assistente pessoal em Turismo
A acessibilidade é uma característica dos serviços turísticos que, em muitas ocasiões não se leva em conta, mas pode contribuir muito na aceitação do nosso produto ou do produto da concorrência por parte do cliente. A acessibilidade manifesta-se em múltiplas vertentes do negócio, dos caminhos e das distâncias ao público.
Devemos fazer com que o nosso serviço seja acessível aos potenciais compradores. Tratando-se de produtos turísticos, a importância de manter um ambiente físico agradável e atraente para o cliente. Oque mais atrai o cliente de um estabelecimento é a sua aparência física em todos os seus aspetos: Visuais, auditivos, olfativos e táteis. Por exemplo, a receção de um hotel pode ser altamente desagradável se o ambiente for muito ruidoso ou em constante agitação.
Seja qual for a sua natureza. Tanto se falamos de uma estadia num hotel, um edifício publico histórico uma experiencia de animação turística ou uma experiência anterior que acabe bem ou seja desastrosa.
Os empresários entidades devem estabelecer um suposto ato de consumo em todas as etapas e desenhar todos os aspetos que façam com que a experiência se realize satisfatoriamente em toda a sua extensão. Deste modo, garante-se que o cliente fique plenamente satisfeito e que perceba a aquisição de um produto de qualidade superior.
Não nos podemos esquecer que uma das regras básicas para acertar na eficácia do produto, negócio empresa ou entidade pública, devemos sempre contemplar as relações que se criam e se estabelecem entre consumidores para que não se criem situações desagradáveis.
Se oferecemos uma excursão a um monumento histórico e nos referimos a ele como acessível, pode ser contraproducente se o mesmo tiver em conta uma pessoa em cadeira de rodas e não estar adaptado para pessoas cegas, mudos, surdos entre outros.
Outro problema é encontrar o equilíbrio entre as instalações disponíveis e o publico que queremos satisfazer, nem sempre é possível, mas é tarefa da gerência e das entidades públicas tentar prever e adaptá-las na medida do possível.
Este novo serviço de assistência pessoal no turismo, espera contar com a participação de associações, IPSS, Privados, empresas, autarquias locais e das CIMS, visa proporcionar aos destinos um modelo de gestão com os seus próprios assistentes pessoais.
A Plataforma Colaborativa P&DP , vai desenvolver , o projeto "Inovação, inclusão e sustentabilidade aplicadas ao acolhimento de turistas com deficiência", através da captação de fundos locais e regionais para o desenvolvimento deste projeto. Este projeto consiste no serviço de assistência pessoal no turismo para proporcionar aos destinos um modelo de gestão com os seus próprios assistentes pessoais. O piloto será conduzido em Louriçal do Campo.
Uma grande parte das pessoas com deficiência ou acessibilidade precisa de um assistente pessoal durante a viagem. Este profissional é uma pessoa que executa ou ajuda a desempenhar as tarefas do dia-a-dia a outra pessoa que, devido à sua situação de dependência, não pode executá-las por si própria ou acha muito difícil fazê-las, permitindo-lhe assim levar uma vida independente.
Esta necessidade representa um custo muito elevado que poucos turistas podem pagar, uma vez que o viajante tem de pagar todas as despesas do assistente e do seu contrato com 24 horas de dedicação. Além disso, este contrato não garante a sua autonomia, uma vez que tanto turistas como assistentes desconhecem o destino e as suas condições de acessibilidade.
Por outro lado, também tem repercussões ambientais devido à pegada de carbono causada pela deslocação do assistente pessoal.
A mobilidade e os equipamentos necessários pra realizar as atividade e a sua locomoção também é uma necessidade real e que teremos de assegurar ao turista.
Por conseguinte, este projeto prossegue uma série de objetivos. Em primeiro lugar, a eliminação dos longos movimentos do assistente pessoal, assegurar os equipamentos de transporte e mobilidade, para eliminar as despesas e reduzir para metade a pegada de carbono associada a essas viagens, bem como a criação de emprego no destino através da contratação de assistentes pessoais em Portugal e Espanha e não no país de origem.
Do ponto de vista do utilizador, isso significará a redução da própria conta de apoio pessoal, uma vez que só terá de contrair as intensidades de que realmente necessita. Em termos logísticos, o assistente pessoal terá um vasto conhecimento das condições de acessibilidade do destino para garantir o desenvolvimento correto e seguro da viagem. Além disso, a contratação de um assistente pessoal no destino garante uma melhor compreensão do ambiente, dos recursos e serviços do mesmo e, assim, contribui para reduzir os tempos de programação, procurando recursos acessíveis e tornando mais rentáveis os tempos gastos em lazer.
Asistente Personal en Turismo
La accesibilidad es una característica de los servicios turísticos que, en muchas ocasiones, no se tiene en cuenta, pero puede contribuir mucho a la aceptación por parte del cliente de nuestro producto o producto de la competencia. La accesibilidad se manifiesta en múltiples aspectos del negocio, caminos y distancias al público.
Debemos hacer que nuestro servicio sea accesible para los compradores potenciales. Cuando se trata de productos turísticos, la importancia de mantener un entorno físico agradable y atractivo para el cliente. Lo que atrae al cliente de un establecimiento es su aspecto físico en todos sus aspectos: visual, auditivo, olfativo y táctil. Por ejemplo, la recepción de un hotel puede ser muy desagradable si el ambiente es demasiado ruidoso o en constante agitación.
Sea cual sea tu naturaleza. Ya sea que hablemos de una estancia en un hotel, un edificio público histórico, una experiencia turística o una experiencia previa que termina bien o es desastrosa.
Los emprendedores deben establecer un supuesto acto de consumo en todas las etapas y diseñar todos los aspectos que hagan que la experiencia suceda satisfactoriamente en su totalidad. De esta manera, se asegura que el cliente esté plenamente satisfecho y que perciba la compra de un producto de calidad superior.
No debemos olvidar que una de las reglas básicas para corregir la efectividad del producto, empresa comercial o entidad pública, siempre debemos contemplar las relaciones que se crean y establecen entre los consumidores para que no se creen situaciones desagradables.
Si ofrecemos una excursión a un monumento histórico y nos referimos a él como accesible, puede ser contraproducente si tiene en cuenta a una persona en silla de ruedas y no está adaptado a personas ciegas, mudas, sordas y otras.
Otro problema es encontrar el equilibrio entre las instalaciones disponibles y el público que queremos satisfacer, no siempre es posible, pero es tarea de la dirección y de las entidades públicas intentar predecirlas y adaptarlas en la medida de lo posible.
Este nuevo servicio de asistencia personal en turismo, espera contar con la participación de asociaciones, IPSS, Particulares, empresas, ayuntamientos y el CIMS, tiene como objetivo dotar a los destinos de un modelo de gestión con sus propios asistentes personales.
Este nuevo servicio de asistencia personal en turismo, espera contar con la participación de asociaciones, IPSS, Particulares, empresas, ayuntamientos y el CIMS, tiene como objetivo dotar a los destinos de un modelo de gestión con sus propios asistentes personales.
Una gran proporción de personas con discapacidad o accesibilidad necesita un asistente personal durante el viaje. Este profesional es una persona que realiza o ayuda a realizar las tareas del día a día a otra persona que, por su situación de dependencia, no puede realizarlas por su cuenta o le resulta muy difícil realizarlas, lo que le permite llevar así un vida independiente.
Esta necesidad representa un costo altísimo que pocos turistas pueden pagar, ya que el viajero tiene que pagar todos los gastos del asistente y su contrato con 24 horas de dedicación. Además, este contrato no garantiza su autonomía, ya que tanto turistas como asistentes desconocen el destino y sus condiciones de accesibilidad.
Por otro lado, también tiene repercusiones medioambientales por la huella de carbono que provoca el desplazamiento del asistente personal.
La movilidad y el equipamiento necesario para realizar las actividades y su locomoción es también una necesidad real y que tendremos que asegurar el turista.
Por tanto, este proyecto persigue una serie de objetivos. En primer lugar, la eliminación de los largos desplazamientos del asistente personal, asegurando el transporte y los equipos de movilidad, para eliminar gastos y reducir a la mitad la huella de carbono asociada a estos viajes, así como la creación de empleo en el destino mediante la contratación de asistentes personales en Portugal y España y no en el país de origen.
Desde el punto de vista del usuario, esto supondrá reducir su propia factura de soporte personal, ya que solo tendrá que contratar las intensidades que realmente necesitan. En términos logísticos, el asistente personal tendrá un amplio conocimiento de las condiciones de accesibilidad del destino para garantizar el correcto y seguro desarrollo del viaje. Además, la contratación de un asistente personal en el destino asegura un mejor conocimiento del entorno, sus recursos y servicios, y así ayuda a reducir los tiempos de programación, buscando recursos accesibles y rentabilizando el tiempo de ocio.
Personal Assistant in Tourism
Accessibility is a characteristic of tourist services that is often not taken into account, but can contribute a lot to the acceptance of our product or the product of the competition by the customer. Accessibility manifests itself in multiple aspects of the business, the paths and the distances to the public.
We must make our service accessible to potential buyers. In the case of tourist products, the importance of maintaining a pleasant and attractive physical environment for the customer. What most attracts the customer of an establishment is their physical appearance in all its aspects: Visual, auditory, olfactory and tactile. For example, the reception of a hotel can be highly unpleasant if the environment is very noisy or in constant agitation.
Whatever its nature. Whether we talk about a stay in a hotel, a historic public building, an experience of tourist animation or a previous experience that ends well or is disastrous.
The entrepreneurs, entities must establish a supposed act of consumption at all stages and design all the aspects that make the experience realize itself satisfactorily throughout its length. In this way, it is ensured that the customer is fully satisfied and that he perceives the acquisition of a superior quality product.
We must not forget that one of the basic rules to get the effectiveness of the product, business company or public entity right, we must always contemplate the relationships that are created and established between consumers so that unpleasant situations are not created.
If we offer an excursion to a historical monument and refer to it as accessible, it can be counterproductive if it takes into account a person in a wheelchair and is not adapted for blind, dumb, deaf and other people.
Another problem is to find the balance between the available facilities and the public we want to satisfy, it is not always possible, but it is the task of management and public entities to try to predict and adapt them as much as possible.